Tradução

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Demanda por domínios de internet continua alta



O impacto da crise econômica internacional não chegou a afetar de forma significativa a indústria de domínios de internet, que apresentou alta de 19% no terceiro trimestre de 2008, em comparação ao mesmo período do ano anterior. As informações são da VeriSign, operadora responsável pelo registro dos domínios .Com e .Net em todo o mundo. Conforme o relatório, o número total de registros no período chegou a 174 milhões.

Os novos nomes de domínio registrados, no entanto, tiveram queda de 2% se comparados com o terceiro trimestre de 2007.
A base de domínios .Com e .Net teve no Brasil um crescimento de 24% no terceiro trimestre do ano passado, em relação ao mesmo período do ano anterior, somando 520 mil registros. De acordo com a gerente regional de estratégia de negócios da VeriSign, Érica Saito, ainda há uma falta de conhecimento da população brasileira sobre o uso de domínios de internet. "As pessoas pensam que é preciso ser uma empresa grande ou dos Estados Unidos para registrar uma .Com.

Mas não é verdade, o procedimento é até mais fácil que o .Br", afirma.
A maior base de registros está relacionada ao domínio .Com, seguido por .Cn (China), .De (Alemanha) e . Net. Pela primeira vez, a China ultrapassou o número de registros da Alemanha, acompanhando os movimentos da economia mundial, já que o mercado chinês está cada vez mais como promissor. Outro destaque verificado pelo relatório da VeriSign é a entrada do domínio da Austrália (.Au) entre os dez maiores do mundo.

O Brasil também obteve crescimento com o .Br, subindo para a oitava posição entre os domínios de países. Segundo Saito, os efeitos da atual crise financeira não chegaram à indústria de domínios e, provavelmente, não devem chegar. "A indústria está relacionada ao crescimento da internet, que não pára de crescer. Além disso, ela é favorecida pela crise, pois é uma alternativa a outros processos mais caros", ressalta. Para ela, a América Latina deve se aproveitar da crise. "A região é favorecida, pois é vista como uma saída para os países desenvolvidos", declara.

Ao final do terceiro trimestre de 2008, a América Latina obteve um crescimento anual de 23% em domínios registrados, sendo que os países com maiores bases de domínios foram Brasil, Argentina e México. Os novos registros equivaleram a 5,9 milhões no período. Já em 2007 foi verificado um aumento de 28% em relação ao anterior, apresentando 4,3 milhões de domínios. O destaque foi a Índia, que, sozinha, tinha uma base de 1 milhão de registros.

O Brasil tem atualmente cerca de 42 milhões de usuários de internet, sendo o sexto país do mundo em número de internautas. Em 2008, foram registrados negócios que giram os R$ 8,2 bilhões, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Conforme Saito, o País se destaca na América Latina em relação ao volume de transações na rede. "As lojas estão mais preparadas aqui no Brasil. As pessoas confiam cada vez mais", garante. Mesmo com o crescimento, o mercado brasileiro ainda tem muito a se desenvolver. De acordo com o estudo, 74% das microempresas brasileiras ainda não possuem site.

(jornal do comércio)

Nenhum comentário: