Tradução

quarta-feira, 25 de março de 2009

Google atualiza mecanismo de buscas



O Google liberou algumas atualizações para seu mecanismo de buscas nesta terça-feira. A intenção é proporcionar retornos mais úteis na sua engine. A empresa está usando agora uma nova tecnologia para "entender melhor associações e conceitos relacionados à sua busca", disseram Ori Allon e Ken Wilder, em um blog da companhia.

O que isso significa? Bem, se você estiver buscando por "princípios da física", por exemplo, este novo algorítimo vai saber que coisas como "relatividade especial" e "big bang" estão relacionadas à procura. Esses termos vão agora aparecer no final da página, no campo "buscas relacionadas a...".

A oferta inclui 37 línguas, incluindo russo e italiano. [Nota do editor: aparentemente eles incluíram o português do Brasil na lista, mas os testes aqui não mostraram nada muito diferente por enquanto.]

A empresa também refinou os exageros que apareciam abaixo dos resultados da busca. "Quando você entra uma sentença grande, com mais de três palavras, pedaços de tamanho regular podem não lhe dar informações suficientes e no contexto", afirma o blog. "Nessas situações, agora aumentamos o número de linhas para fornecer mais informações e mostrar mais das palavras que você digitou no contexto da página".



O Google apontou para a busca por "Falha no eixo de rotação da Terra e distância do sol". "Resultados normais não poderiam lhe mostrar o contexto de todas essas palavras, mas com maiores amostras você pode ter certeza de que o primeiro resultado cobre todos esses tópicos", escreveram Allon e Wilder. "Além disso, a linha extra de amostras para o terceiro resultado mostra a palavra 'sol' no contexto, sugerindo que a página não fala sobre a distância da terra para o sol".

Não espere que uma busca mostre uma página inteira, entretanto. Os exemplos mostrados pelo Google expandiram retornos de duas a três ou quatro linhas para mostrarr um pouco mais de contexto.

(pcmag)

Nenhum comentário: