Tradução

domingo, 21 de dezembro de 2008

Conheça as dez 'modinhas' que mais bombaram na internet em 2008

Vídeos, fotos e tirinhas são disseminados quase que automaticamente. Do irritante 'Rickroll' ao genial 'Garfield minus Garfield'.

Vez por outra aparece algo curioso na internet que vai se disseminando por e-mail, em blogs, em sites de notícias ou em redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, até virar "modinha" e se consolidar como conhecimento comum a quase todos os internautas. É aquele vídeo que todo mundo viu (estilo "Dança do quadrado"), ou aquele site que é citado exaustivamente por aí...

O fenômeno é batizado de "meme", uma analogia ao conceito criado pelo zoólogo Richard Dawkins para explicar a disseminação de pensamentos, idéias e produtos culturais. Segundo Dawkins, algumas informações são transmitidas da mesma forma que os genes, replicando-se automaticamente e tornando-se parte da cultura universal.

A internet é o veículo ideal para a transmissão desses "memes". E, com o advento de sites que permitem a criação e a divulgação de conteúdo produzido pelos próprios internautas, os memes ganharam um novo aspecto: a possibilidade de estas unidades de informação não apenas serem retransmitidas, mas ganharem novas leituras.

O G1 selecionou dez destas "modinhas" que surgiram em 2008 e que, cada uma à sua forma, ajudaram a moldar a cultura online no ano que passou. Confira a lista:


E não é que a tirinha fica mais interessante sem Garfield? (Foto: Reprodução)

Garfield minus Garfield
A idéia é simples: o irlandês Dan Walsh resolveu apagar o personagem principal das tirinhas do gato Garfield. Sem o bichano, as historinhas bem-humoradas viraram uma espécie de retrato depressivo e esquizofrênico do jovem Jon Arbuckle. "Garfield minus Garfield" surgiu em fevereiro, e foi destaque em boa parte da blogosfera no início do ano.

Logo depois, apareceram os primeiros "clones", como "Dilbert minus everyone" ("Dilbert menos todo mundo"), "Dilbert minus Dilbert" e "Peanuts minus Snoopy" ("Minduim sem o Snoopy"). Até mesmo Jim Davis, criador de Garfield, se declarou fã da criação de Walsh, e autorizou a publicação de um livro sobre a nova tirinha.


Comediante deu 'trote' no namorado na TV. (Foto: Divulgação)

I'm f... Matt Damon
Este "meme" nasceu na televisão, mas dominou a pauta de blogs e redes sociais no início de 2008. A comediante Sarah Silverman gravou uma música em "homenagem" ao namorado - o apresentador Jimmy Kimmel.

Na letra, Sarah diz que está traindo Kimmel com o ator Matt Damon.

A resposta veio na mesma moeda. Kimmel gravou um clipe afirmando que estava tendo relações sexuais com outro ator, Ben Affleck, amigo de infância de Damon.

As duas músicas geraram novas versões na web, e acabaram ganhando um Emmy, prêmio dado aos destaques da TV americana.


Gata do Nintendo Wii virou estrela da rede sem saber. (Foto: Reprodução/YouTube)

A garota do Wii Fit
Tudo começou com uma "brincadeira" de mau gosto de um namorado, que filmou a amada rebolando enquanto jogava videogame. Detalhe: a moça, que não sabia que estava sendo filmada, vestia apenas camiseta e calcinha. Lauren Bernat, 25 anos, ficou famosa como a "Wii Fit Hula Girl", em homenagem ao nome do game que ela jogava no vídeo.

Lauren e o namorado, Giovanny Gutierrez, viraram celebridades. O vídeo teve mais de 2 milhões de exibições nos primeiros dias, após ser postado no Youtube, em maio. A moça conta que chegou a ficar revoltada ao descobrir a fama repentina, mas depois se acostumou com a idéia. No site de compartilhamento de vídeos, há cerca de 500 vídeos de outras mulheres - e alguns homens - imitando Lauren.


Inglês macarrônico, da Bulgária para o mundo. (Foto: Reprodução/YouTube)

Ken Lee
Outra mania que nasceu na televisão. Uma participante da edição búlgara do concurso "American Idol" canta uma versão macarrônica da canção "Without you", de Mariah Carey. A letra claramente inventada, no melhor estilo de cantor de churrascaria ("I can't live if living is without you" virou "Ken Lee tulibu dibu dáuchu"), faz até os apresentadores do programa caírem na gargalhada.

A primeira gravação da performance, batizada de "Ken Lee", foi publicada no Youtube no dia 10 de fevereiro. Daí para frente, até a própria Mariah Carey comentou a interpretação da aspirante a cantora Valentina Hasan. Valentina acabou fazendo mais sucesso na Bulgária - e no mundo, por que não? - que os vencedores do concurso na TV.


Letras trocadas deixam clipes antigos mais 'literais'. (Foto: Divulgação)

Vídeos literais
Essa começou em outubro, com base em uma versão do clipe de "Take on me", sucesso da banda A-ha nos anos 80. O artista americano Dustin McLean trocou a letra da música por uma que simplesmente narrava o que acontecia no clipe. Parece fácil, mas é trabalhoso - tanto que até hoje poucas pessoas que resolveram seguir a idéia conseguiram criar clipes com a mesma qualidade do original.

Entre as novas versões, destaque para "Head over heels" e "Under the bridge", também feitas por McLean, e "I still Haven't found what I'm looking for".


'Pegadinha' impagável irritou muitos internautas. (Foto: Reprodução)

Rickrolling
Difícil conhecer internauta que nunca tenha clicado em um link imaginando estar prestes a ler um texto interessante ou ver um vídeo inédito, e acabe surpreendido pelo vídeo da música "Never gonna give you up", de Rick Astley. Irritante demais, não é?

É verdade que o trote começou no ano passado, mas ele se espalhou para toda a internet no início de março de 2008. A piada nasceu no fórum 4chan, considerado o "ground zero" da cultura inútil da internet ocidental, em abril de 2007.

No ano seguinte, começou a tomar volume, até que, no dia 1º de abril, virou "mainstream": o Youtube decidiu "brincar" com seus internautas, enviando todos os links de sua página inicial para o fatídico clipe dos anos 80.

O "Rickrolling" ultrapassou as fronteiras da internet, tornando-se uma piada em eventos como jogos de beisebol nos EUA, eleições de clipe do ano na MTV européia e até na parada do dia de Ação de Graças em Nova York.


FAIL: celebrando o fracasso alheio. (Foto: Reprodução)

FAIL
A simplicidade é o segredo deste "meme", que consiste basicamente em imagens indicativas do "fracasso" de uma ou mais pessoas em qualquer atividade, acompanhadas do termo "FAIL".

Não é um "meme" novo. Há registros do uso do termo em imagens cômicas ou conversas em fóruns na rede já em 2003.

"Fail", no entanto, foi impulsionado pela criação, em março, do FAIL Blog. A página coleciona vídeos ou fotos de fracassos - ou até desastres - com legendas simples.

Algumas criações têm gosto questionável, mas o fato é que "FAIL" ou "EPIC FAIL" (fracasso épico) entraram no vocabulário dos internautas neste ano.


Clipe do 'Weezer' faz homenagem aos 'memes' do passado. (Foto: Reprodução)

'Pork and beans'
Um vídeo sobre as modinhas da web só poderia acabar em modinha mesmo. O vídeo da banda americana Weezer - muito bem feito, por sinal - cita diversos memes dos últimos anos da internet, como "Chocolate rain", "Coca com Mentos" e o eterno clássico "All your base are belong to us".

O "Fantástico", da TV Globo, produziu uma versão de "Pork and beans" com as celebridades da internet brasileira. Participam do clipe a banda NX Zero, o ator Guilherme Zaiden (de "Confissões de um emo"), os dançarinos da "Dança do quadrado" e a nutricionista Ruth Lemos, aquela do "sanduíche-iche-iche".


Bush vira 'Matrix' para fugir de sapato voador. (Foto: Divulgação)

Sapatada no Bush

E não é que, no apagar das luzes de 2008, um fato político gerou um dos memes mais engraçados do ano?

Horas após o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi atirar seus calçados contra o presidente George W. Bush, no dia 14 de dezembro, a internet já fervia com imagens parodiando o ocorrido. O fato virou até game.


Cersibon: 'comofas?' (Foto: Reprodução)

Cersibon
O único meme genuinamente brasileiro a entrar na lista. Minimalista, com traços toscos e linguagem baseada nos chats da rede, Cersibon foi uma tirinha publicada no primeiro semestre do ano pelo designer Rafael Madeira.

Boa parte das piadas parecem não fazer sentido, e só têm graça levando em conta que estão escritas em "tiopês", espécie de "dialeto" que une o português aos erros de digitação comuns na internet.

Você pode até não gostar, mas o fato é que Cersibon incluiu expressões como "comofas?" e "vaza de cócoras" no vocabulário dos webmaníacos, além de ter gerado uma onda de blogs semelhantes. Os melhores "filhos" da criação de Madeira são o Zezuis, que satiriza histórias da Bíblia, e o Pornibon, com temas mais adultos.

(G1)

Nenhum comentário: