segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Site advinha em quem você está pensando



Akinator acertou Steve Jobs com 13 perguntas


SÃO PAULO – Steve Jobs, Scooby Doo, Faustão e até o jogador de futebol Ramirez. Todos foram apontados de forma certeira no site Akinator.

Ele mesmo e intitula o Gênio da internet. E não é para menos. Dos dez testes que fizemos, o Akinator acertou nove personalidades. Alguns mais manjados, mas a maioria exigia um nível considerável de detalhamento.

O processo é simples. O internauta preenche nome, idade e sexo. Após isso, começa a responder perguntas que começam mais genéricas, como “Seu personagem é mulher?” ou “Seu personagem é famoso?”, até algumas mais especificas. No caso de Steve Jobs, por exemplo, as duas últimas etapas antes do acerto perguntavam se o personagem era do mundo da computação e se a história dele está ligada a maças.

Mas o que mais impressiona não é o nível de acerto do Akinator, e sim como ele consegue adivinhar quem o internauta está pensando antes de um número de perguntas considerado suficiente. Por exemplo, escolhemos o ator Tony Ramos e o Akinator acertou. No entanto, com as respostas que demos poderia ser tanto Tony Ramos, como Antônio Fagundes ou José Mayer.

O maior segredo do site é que ao errar, ele pede para que o usuário preencha a resposta certa e vai formando um banco de dados cada vez mais refinado. Outra coisa que favorece o Akinator é a grande quantidade de brasileiros que frequenta o site e que escolhem mais ou menos as mesmas personalidades.

(info)

Nenhum comentário: