sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Site desafia criatividade humana no xadrez



SÃO PAULO – Um software chamado Thinking Machine mostra o processo de raciocínio de uma máquina durante uma partida de xadrez.

Nesta quarta geração do programa, os desenvolvedores criaram uma peça com o objetivo de traçar detalhadamente a complexidade dos pensamentos que envolvem a estratégia do jogo de tabuleiro.

Cada possível movimento, de máquina e humano, é projetado por curvas coloridas (esverdeadas para o usuário e alaranjadas para inteligência artificial) enquanto o computador ‘pensa’ na jogada.

A tecnologia usada foi um aplicativo em Java 1.1, construídos a partir da base de algoritmos simples e de partidas de xadrez. Segundo descrição dos próprios criadores, não é um programa para jogadores peritos, e sim, para quem tem interesse científico.

Conforme a partida contra a máquina progride, o aplicativo mostra o modo que o jogo irá se desdobrar. Alguns jogadores mais experientes poderão desafiar o sistema inteligente de adivinhação da máquina e vencê-la.

A ferramenta virtual já existe desde 2002, como protótipo, porém, só teve sua edição “para internet” agora, em sua quarta e mais atual vertente.

A URL do site é: http://www.turbulence.org/spotlight/thinking/chess.html.

(info)

Nenhum comentário: