domingo, 21 de setembro de 2008

Biblioteca on line precisa de acessos para não ser desativada



Educadores e estudantes de todo o país podem se beneficiar de uma importante biblioteca digital, que disponibiliza todo seu conteúdo gratuitamente. Nesta biblioteca, podem ser lidas ou baixadas centenas de obras de autores nacionais e estrangeiros, ouvir música brasileira em mp3 de alta qualidade, ver imagens de grandes pintores e assistir a vídeos educativos.

Tudo isso está disponível no site www.dominiopublico.gov.br, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em software livre. Nas obras textuais, os interessados pode ler diversas obras de autores como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Dante Alighieri, Platão ou Shakespeare. Também podem ser acessadas pinturas de artistas como Da Vinci ou Van Gogh e assistidos vídeos de autores como Paulo Freire. O acervo conta ainda com vídeos da TV Escola e literatura infantil em português.

Todo este conteúdo, porém, está sob ameaça de ser desativado pelo MEC, por falta de acessos. O alerta é da assessora técnica da Secretaria de Estado de Educação, a professora especialista Tânia Regina Maciel. Ela conclama os estudantes e professores a acessarem este banco de dados, para ela, “uma fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura”.

Quando foi lançado, em novembro de 2004, todo o acervo inicial do “Domínio Público” era composto por 500 obras. Atualmente, só de Literatura Portuguesa o site disponibiliza 732 obras. O site oferece um sistema de busca para os diferentes tipos de mídia disponibilizados no site: arquivos de texto, som, imagem e vídeo, em diversas línguas. A busca pode ser feita também pela categoria, autor ou título.
Conforme informações contidas no site, o acervo é composto, em sua grande maioria, “por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes”. Para acessar as obras, é necessário ter instalado no computador o programa Adobe Acrobat Reader, já que os textos estão no formato pdf. O programa é disponibilizado no próprio site.

Um comentário:

DAGON disse...

Po qu sacanagem, nm sabia que o site corria o risco de fechar, eu administro o PDL - Projeto Democratização da Leitura e vou divulgar essa notícia aos visitantes de lá, se quiser nos visitar o end segue abaixo.

http://www.portaldetonando.com.br/forum/portal.php

Abraço.