segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Rafinha Bastos, do CQC da Band, dá dicas para quem quer se dar bem na internet


O importante é se divertir

Rafinha Bastos não garante o sucesso, mas resume em cinco dicas os caminhos para se dar bem na internet: se informar, experimentar, produzir, divulgar e fidelizar. Para o apresentador do CQC, da Rede Bandeirantes, mais do que querer ser famoso, o internauta tem de fazer o que gosta. “Eu sempre me diverti”, garante.

O apresentador abriu seu primeiro site (www.paginadorafinha.terra.com.br) em 1998. “Há 10 anos, tive uma boa idéia. Naquela época, ninguém produzia vídeos para a internet.” A página, criada apenas para a diversão dos amigos, passou a receber visitas de internautas de todo o país, chegando a ter 20 mil acessos diários.

“Hoje, é fácil abrir um blog. Mas, antes disso, a pessoa precisa se informar sobre o que está acontecendo na internet. Não basta começar a escrever e achar que as pessoas vão ler. Você precisa absorver as referências e o que está sendo produzido para se diferenciar do que já existe”, ensina.

Mais do que dominar os complicados códigos de programação, o comediante explica que o internauta precisa fornecer idéias. Sem elas, uma página bonitinha e funcional simplesmente não funciona. “Escolha a sua forma de comunicação: vídeo, áudio, texto... Daí a importância de se ter boas idéias.” Outra dica é produzir e aprender com os erros. “Só não dá para copiar. Produza todos os dias em cima do formato que você escolheu.”

O apresentador ressalta que, com o Google, as pessoas podem até descobrir o seu site, mas é importante que haja divulgação. “Converse com outros blogueiros, coloque links de outros blogs em sua página. As pessoas precisam chegar até você.”

Material original, público e divulgação. Falta agora um item considerado essencial pelo comediante: fidelização de leitores. “Não basta ter uma boa sacada. Na internet, tudo é esquecido rapidamente. É preciso produzir sempre coisas novas.”

Rafinha lembra que a internet não gera finanças. “É uma geradora de oportunidades.” Para os novatos, um último recado: “Nunca queira ser famoso. Rico ninguém vai ficar. A principal dica é se divertir.”
(uai)

Um comentário:

Esquilo disse...

O meu blog Esquilo news mudou de endereço.
http://esquilonews.blogspot.com/
Por favor, atualize o banner.