Tradução

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Obama terá smartphone à prova de espiões para uso oficial, diz revista



Tecnologia vai permitir que presidente continue usando o aparelho. Casa Branca teme que novas tecnologias não sejam seguras.

A Agência de Segurança Nacional dos EUA desenvolveu um "smartphone" à prova de espiões para ser usado pelo novo presidente dos EUA, Barack Obama -que é um fanático pela tecnologia. A informação foi publicada nesta quinta-feira pela revista "Atlantic Monthly".

Segundo a reportagem, o aparelho, o Sectera Edge, feito pela General Dynamics, é capaz de encriptar conversas de voz e proteger documentos secretos. Ele custa US$ 3.350 (cerca de R$ 7.800). Obama poderá usá-lo para assuntos de estado, e continuar usando seu BlackBerry 8830 para assuntos particulares.

Smartphones são celulares inteligentes, com funções semelhantes às de um computador, como o acesso à internet.

Mas, segundo a matéria, o uso de comunicadores instantâneos nos terminais da Casa Branca continua proibido.

A administração federal nos EUA é muito reticente com o uso de novas tecnologias, com o argumento de que celulares e e-mails podem ser facilmente rastreados por espiões internacionais. Os ex-presidentes Bill Clinton e George W. Bush tiveram de parar de usar correio eletrônico ao assumir.

Mas Obama, durante entrevistas após a eleição, disse que os funcionários de segurança teriam de "arrancar" de suas mãos seu smartphone. No dia 7, ainda antes da posse, ele disse que iria "lutar" pelo direito de usar o aparelho.

A própria campanha eleitoral de Obama -e depois o processo de transição de governo- foi marcada por um uso intenso da web e de suas possibilidades de comunicação com o eleitor. Obama disse que manter contatos por e-mail é uma forma de escapar das armadilhas do poder e de ficar em contato com as pessoas comuns.

Logo que ele assumiu na última terça-feira, o site oficial da Casa Branca já estava remodelado. Analistas esperam que a administração Obama seja um "governo on-line".

(g1)

Um comentário:

Balth disse...

Olha...por mais segurança tenha o smartphone do presidente de qualquer jeito existe SIM a probabilidade de que aconteça alguma merda! Duvida...Barbosa fica aonde?

ps:estou adicionando o seu blog na minha lista de blogs interessantes!