Tradução

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Planta japonesa 'escreve' blog na internet

Se conversar com as plantas faz ou não com que elas cresçam melhor é uma discussão antiga e, agora, ultrapassada. A nova questão é: e se as elas pudessem responder?

Talvez o melhor seja perguntar para Midori-san, uma planta japonesa de 40 centímetros de altura que escreve em seu blog diariamente, com a ajuda de um sensor de sinais elétricos e um computador que os traduz para o japonês.

Midori-san ("verde", em japonês) faz parte de um projeto da Universidade de Keio, no Japão. "Queríamos saber o que as plantas sentem e a que reagem onde não podemos ver", disse à Reuters Satoshi Kuribayashi, um dos pesquisadores envolvidos no projeto.

A intensidade dos sinais elétricos na folha da planta, que reage à luz e ao toque humano, é medida por um sensor acoplado a ela. Esses dados são enviados a um computador, que usa um algoritmo para traduzir os sinais e outros fatores - como o clima ou a temperatura - em palavras, que são automaticamente postadas no blog de Midori-san (http://plant.bowls-cafe.jp/).

"Hoje o dia estava lindo e pude pegar bastante sol... Me diverti muito hoje.", diz em um post do blog. Em outro dia, a planta escreve: "Hoje estava nublado. Estava frio."

Segundo a Reuters, Kuribayashi diz esperar que, no futuro, o blog reflita ainda mais precisamente os sentimentos da planta.

(terra, video IG)




Um comentário:

Anônimo disse...

As pesquisas avançam para revelar se o blog é um vegetal ou se o vegetal é um blog. O resultado será publicado em um Blog após os primeiros resultados germinarem.